lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


Governo paulista dá exemplo com realização de Campeonato Escolar

Um exemplo a ser seguido por todos os estados da União vem sendo dado, com absoluto sucesso, em São Paulo, onde o governo de Geraldo Alckmin, através de suas secretarias de Esporte e Educação, e com total apoio da FPA – Federação Paulista de Atletismo e do Sinpefesp – Sindicato dos Profissinais de Educação Física de São Paulo e região. Trata-se do 1º Campeonato Escolar Olímpico Rumo a 2016, que vem reunindo 12 mil crianças na prática do atletismo em diversas partes do território bandeirante.

A iniciativa preenche uma antiga expectativa dos que trabalham no esporte e sempre defenderam os estabelecimentos de ensino como parte essencial do eixo que deve perfazer a política nacional do setor.

Lembro que, nos últimos anos, defendemos, ao lado de lideranças representativas, a maior ênfase esportiva nas escolas em congressos realizados em Brasília, pelo Ministério do Esporte.

Moções nesse sentido sempre foram encaminhadas e devidamente aprovadas por uma plenária que congregava especialistas de todos os quadrantes do País.

Até o momento, cinco etapas já foram efetivadas: em São José do Rio Preto, Campinas, Praia Grande, Presidente Prudente e Araraquara. Faltam, ainda, as de municípios de São Paulo e Sertãozinho. Juntos, esses municípios abrigarão 12 etapas previstas no projeto, que vem demandando a presença de grande número de profissionais ligados ao atletismo, entre técnicos, árbitros, coordenadores e colaboradores diversos.

Além de polarizar as atenções de dezenas e dezenas de colégios, o Campeonato Escolar olímpico vem sendo administrado dentro da filosofia de descentralização da prática desportiva no Estado.

A proposta, inédita no Brasil, será importante para o estabelecimento do atletismo enquanto arma propulsora de saúde, educação e cidadania. Permitirá o surgimento de talentos e valorizará a figura do profissional de Educação Física.

O objetivo do governo é, também, o de formar seleções paulistas. Para tanto, a FPA-Federação Paulista de Atletismo vem elaborando um ranking dos melhores, que pode ser acompanhado no site da entidade: www.nosamamosatletismo.net.

Em manifestações recentes, observamos que o Brasil passa por um momento peculiar e decisivo para o desenvolvimento do desporto com as realizações, próximas, de dois eventos de categoria internacional: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos do Rio.

Nessas ocasiões, exprimimos preocupação, na medida em que o País está pensando muito mais na engenharia do cimento (construção de estádios) do que na humana (de desenvolvimento de seus recursos técnicos).

São Paulo, com o Campeonato Escolar, diminui tal apreensão. E os próprios técnicos de atletismo reconhecem isso. Citamos, como exemplo, a opinião de Anselmo Pereira, coordenador do projeto “Mexa-se”, da cidade de Guariba.

"A gente faz um trabalho com jovens desde 2006 e mais de seis mil atletas foram formados desde então. Nas escolas estão os futuros campeões. Com mais atenção nas escolas, novos nomes do esporte vão surgir. O primeiro trabalho é avaliar agilidade, velocidade, resistência e impulsão", analisa empolgado.

Outra opinião: "Formar atletas nas escolas é o caminho que deve ser seguido. Trata-se de uma boa iniciativa. Estabelecimento de ensino é celeiro de atletas campeões, onde pelo menos 10% reúnem potencial para evoluir no esporte”, afirma Gilberto Ferreira, técnico da equipe de Pedreira.

Na qualidade de presidente do Sinpefesp – Sindicato dos Profissinais de Educação Física de São Paulo e região, convém ressaltar que a educação física, desenvolvida através de seus profissionais, é um denominador comum não só para o atletismo como para toda e qualquer modalidade esportiva, pois trabalha dentro da filosofia “Mente sã em corpo são”.

Para o Sindicato, portanto, é fundamental acompanhar, participar e divulgar eventos do gênero, dentro da filosofia de valorizar e fortalecer os rumos de uma categoria diferenciada.

Agregando força política, haveremos de ganhar a luta contra a precarização da mão de obra que assola o profissional de Educação Física, além de promovermos dignidade e plena cidadania à classe.

José Antonio Martins Fernandes
Presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região (Sinpefesp),
Presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e
Presidente da Federação Nacional dos Profissionais de Educação Física (Fenapefi)

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 25/07/2011
Número de Visitas: 3870

Return