lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


O Brasil está mudando para melhor!

Untitled Document
O Brasil está mudando para melhor!
Depois de quatro anos em que o chefe do Executivo Nacional instalou no Palácio do Planalto o "Gabinete do ódio", e de lá demonizava as vacinas, estimulava o ataque aos adversários e agia de forma não republicana, implantando uma administração conturbada, que prejudicou a imagem do Brasil no exterior, o País, nesses primeiros seis meses, com um governo democrático que abre as portas para ouvir os trabalhadores e o movimento sindical, dá sinais de que está mudando. E mudando para melhor.
 
O movimento sindical, sufocado pelo governo anterior, respira novos ares e sinaliza com ações visando contribuir para resgatar a dignidade e a auto estima do trabalhador, trazendo de volta a esperança de dias melhores para a sociedade como um todo.

Dentro desse novo cenário, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), no começo de agosto, realizou o 8º Mutirão de Emprego 2023. Foi uma ação bem sucedida, que uniu diversos sindicatos filiados, empresas parceiras e os governos federal, estadual e municipal.

O evento tem como objetivo contribuir para diminuir a vergonhosa fila do desemprego no País. As empresas parceiras ofereceram mais de 12 mil vagas, para diversas áreas do mercado de trabalho, 6 mil somente para jovem aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos, ou seja, primeiro emprego. Também tivemos vagas para PCD, imigrantes/refugiados, LGBTQIA+, entre tantos outros.

A iniciativa da UGT, mostra o quão é importante a unidade de ação tripartite, que reúne sindicato, setor patronal e governamental, visando disponibilizar para os (as) candidatos (as) além das vagas de trabalho, cursos profissionalizantes, de qualificação e/ou requalificação, a depender de cada caso.

O Mutirão de Emprego é uma iniciativa que serve de termômetro para se fazer uma avaliação sobre a situação do mercado de trabalho no País e sinalizar aos governantes e ao setor empresarial que, a união de forças entre o capital e o trabalho é o caminho mais curto em direção ao desenvolvimento e crescimento do Brasil.

O Mutirão de Emprego também mostrou que a falta de mão de obra qualificada ainda é um problema a ser enfrentado. Nos quatro dias do mutirão, mais de oito mil pessoas foram atendidas no prédio do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, no entanto muitas delas não atendiam às vagas oferecidas pelas   empresas por falta de qualificação.

Nesse sentido, a presença de entidades como Senai e Senac, no mutirão, foi muito importante. Reconhecidas nacionalmente como formadoras de mão de obra qualificada, elas ofereceram dezenas de cursos gratuitos, com a possibilidade de encaminhamento ao emprego, após a conclusão do mesmo.

A falta de qualificação do trabalhador brasileiro é uma realidade, principalmente diante das novas tecnologias, que criaram um novo mundo do trabalho. Ela deve ser o balizador das políticas governamentais visando preparar o trabalhador brasileiro para os novos desafios.  O sinal de alerta foi dado pelo Mutirão de Emprego. Agora é necessário que os governantes se voltem para enfrentar essa realidade.

Em pleno século 21 os desafios são enormes, mas sabemos o caminho para superá-los, basta, tão somente que as políticas públicas sejam direcionadas de forma adequada e objetiva.

Um novo Brasil está nascendo e a reconstrução da nossa pátria está ocorrendo graças a solidariedade, a empatia e o amor, para voltarmos a sonhar com uma sociedade mais justa e igualitária. O Brasil está mudando, para melhor.



Ricardo Patah
Presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 16/08/2023
Número de Visitas: 237

Return