lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


Teste do pezinho detecta a anemia falciforme

Untitled Document
Teste do pezinho detecta a anemia falciforme
 
A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células, chamadas hemoglobinas, têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia e dificultando o transporte do oxigênio, essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, atinge cerca de 60 mil brasileiros.

A doença se manifesta de forma diferente em cada indivíduo, alguns têm sintomas mais leves, enquanto outros apresentam quadro mais severo, que pode levar à internação. Entre os principais sintomas estão as dores nas articulações e ossos, dores nas costas e pernas, icterícia, infecções recorrentes, como de garganta e urinárias; maior propensão a ter meningite, pneumonia e úlceras (feridas) nas pernas de difícil cicatrização, em especial na região do tornozelo.

As manifestações clínicas da doença ocorrem nos primeiros meses de vida, por isso é fundamental fazer o teste do pezinho. O recomendado é que ele seja realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e, no máximo, até 30 dias do nascimento.

Desde 1992, o teste é obrigatório por lei e totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte da triagem neonatal.

Como forma de conscientizar a população sobre a sua importância, foi criado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 6 de junho. Uma vez identificada alteração no resultado do exame, os pais são convocados para a realização de outros testes neles e no bebê, para que se possa fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que pode envolver o uso de medicações para evitar infecções e crises.

Caso, por alguma razão, não tenha sido feito o teste do pezinho, os pais devem ficar atentos se o bebê tem febre com frequência, chora muito e tem mãos e pés inchados. Estes são sintomas da doença falciforme e o recomendado é levar a criança ao pediatra, o quanto antes.

Sinpefesp

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 13/06/2023
Número de Visitas: 186

Return